Hospital Daher dá um grande passo para promover desenvolvimento científico no DF

Lançamento de Comitê de Ética em Pesquisa: Hospital Daher dá um grande passo para promover desenvolvimento científico no DF
José Carlos Daher, Katia Torres Batista, Ognev Cosac, Jefferson Di Lamartine, Marcus Vinicius Ramos, Farid Buitrago Sánchez e José Wilson Bomfim Lopes.

 

O Hospital Daher Lago Sul deu um grande passo para o incentivo ao desenvolvimento científico no Brasil. Na última segunda-feira, 29 de novembro, a instituição lançou um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) que será responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. 

José Carlos Daher no momento em que leu o convite de inauguração do Hospital Daher, que por coincidência ocorreu no mesmo dia há 42 anos. A coincidência marca dois momentos de empreendedorismo da empresa.

Segundo José Carlos Daher, idealizador da iniciativa e fundador do Hospital Daher Lago Sul, o CEP Daher nasceu da necessidade de fazer as publicações dos trabalhos desenvolvidos nas dependências do Hospital. “Considerando toda a simbologia e toda uma vida dedicada às pesquisas, nasceu a necessidade de fazer as publicações de nossos trabalhos, através do respaldo de um Comitê de Ética em Pesquisa, mas também e sobretudo, disponibilizando este CEP para toda a comunidade científica, médicos e pesquisadores do serviço público ou privado, que queiram se introduzir no mundo das pesquisas e publicações em prol da Ciência”, destacou.

Ao iniciar os trabalhos do Comitê, Daher ressaltou ainda que o lançamento do colegiado de pesquisadores era resultado de um esforço conjunto. “Isso não foi um trabalho meu. Isso foi o trabalho de uma equipe que já tem mais de 42 anos de história, onde existe um pensamento, uma formação e uma determinação de dar importância àquilo que a gente considera importante. Nós achamos que é importante dar atenção à pesquisa científica”, pontuou.

Pesquisas mais seguras

Na ocasião, a gestora convidada a estar à frente do CEP Daher, Kátia Torres Batista, mestre e doutora em Bioética pela UNB que colaborou de maneira definitiva à concretização do projeto, celebrou a iniciativa, destacando que o CEP Daher será um grande impulsionador para o desenvolvimento científico no DF, além de incentivar a promoção de pesquisas éticas e mais seguras. 

“Esse projeto vai abrir muitas portas, principalmente em tempos de pandemia, onde o desenvolvimento científico é urgente. E essa proposta do Comitê de Ética no Daher vai colaborar com a pesquisa científica em todo o Brasil, beneficiando toda a sociedade brasileira”, comemorou a doutora. 

O diretor técnico do Hospital Daher, José Wilson do Bomfim Lopes, também considerou a criação do Comitê um grande marco na história da medicina do DF. “A criação do CEP Daher se reveste de uma importância muito significativa dentro da estrutura médica em Brasília. Eu considero um marco histórico, já que é um Comitê de Ética em Pesquisa criado dentro de um hospital privado”, afirmou Bomfim. 

Leonardo Daher, Kátia Torres Batista e José Carlos Daher

Além de convidados, estiveram presentes no evento os membros que irão compor o Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Daher:  Dr. José Wilson do Bomfim Lopes, diretor técnico e diretor do CEP Daher; Dra. Kátia Torres Batista, coordenadora do CEP Daher; Dr. Ivan Castelli; Dra. Marília Dias Queiroz Jácome, coordenadora do CEP UNICEUB; Dra. Ivone Laurentino Santos, doutora em Bioética; Dr. Jefferson Di Lamartine Galdino Amaral, presidente do Centro de Estudos; e a assistente social Vera Lucia Mergener da Fonseca, voluntária na Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília. 

Prestigiaram também a solenidade autoridades da área médica que emprestaram o peso de sua representatividade e importância ao evento, como o Dr. Ognev Meireles Cosac, presidente executivo da Associação Médica de Brasília – AMBr, o Dr. Marcus Vinicius Ramos, presidente da Academia de Medicina de Brasília, o Dr. Farid Buitrago Sánchez, presidente do CRM/DF, além de representantes da diretoria do Hospital Daher.