Hospital Daher é certificado em Alta Conformidade com as Práticas de Segurança do Paciente

O Hospital Daher participou do processo de Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente – Anvisa/2020 e foi certificado em Alta Conformidade com as Práticas de Segurança do Paciente. A segurança do paciente é a redução ao mínimo do risco de danos desnecessários associados ao cuidado de saúde, com foco nos leitos de terapia intensiva. Segundo o gerente de qualidade, Francivaldo Soares Pereira de Souza, a certificação representa o empenho e comprometimento do Hospital Daher com os requisitos de qualidade e segurança dos clientes saúde.

“Para garantir a Alta Conformidade é preciso o envolvimento de todas as equipes, inclusive a alta direção, que é uma peça fundamental para a melhoria da qualidade e segurança assistencial”, explica Francivaldo. A ocorrência de eventos adversos — aqueles que não estão ligados à evolução natural do problema que levou o cliente saúde ao hospital — indica que o cuidado real está distante do ideal e o principal objetivo ao formular um Plano de Segurança do Paciente é evitar que eles aconteçam.

A preparação para a Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente

O gerente conta que a preparação para a avaliação começou exatamente com a confecção do Plano de Segurança do Paciente. “Nesse documento toda a equipe envolvida na assistência ao cliente saúde realiza a programação das ações, com foco na melhoria da qualidade e segurança da assistência”, completa. O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é quem gerencia a execução desse planejamento. As ações vão desde a realização de treinamentos, padronização de produtos, realização de auditorias, blitzes de Segurança do Paciente, eventos, palestras, dentre outros.

Considerando que muitos dos eventos adversos são evitáveis, um planejamento bem feito pode impedir sofrimento desnecessário para o cliente saúde, além de economizar recursos e até salvar vidas. Para que ele funcione bem é necessário avaliação permanente das ações implementadas e, especialmente, o monitoramento dos riscos.

Sobre a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente

A Anvisa promove anualmente, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente de Vigilância Sanitária (NSP VISA), a Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente para hospitais com leitos de terapia intensiva. O objetivo é promover a cultura da segurança, uma vez que a avaliação enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.
Em 2020, o instrumento avaliou 21 indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde.

Sobre o Hospital Daher Lago Sul

Com quatro décadas de existência, o Hospital Daher Lago Sul consolidou-se como referência entre os serviços de saúde de Brasília devido a suas confortáveis estruturas, procedimentos modernos, seguros e eficazes e atendimento acolhedor, o que o torna mais do que um hospital: um centro de hospitalidade.
Prova de sua qualidade foram as auditorias da ISO 9001, que garantiram a certificação do Hospital Daher em hotelaria hospitalar — a primeira da região Centro-Oeste do Brasil. Além disso, o hospital ainda possui selo de qualificação em nível III da Organização Nacional de Acreditação, que avalia os critérios de segurança da unidade de saúde, bem como seus aspectos estruturais e de gestão.